Desde o início da minha vida no mundo da gestão empresarial, lá quando eu estudava Administração de Empresas em 2003, já havia percebido que o mundo dos negócios não alivia e não perdoa amadorismo ou pouco conhecimento.
Decidi então no primeiro semestre da minha vida acadêmica buscar experiência prática e conhecimento teórico para conseguir um espaço no mercado de trabalho.
O que eu não imaginava é que a minha veia empreendedora iria florescer na mesma época, quando eu mesmo sem emprego ou estágio decidi iniciar um pequeno negócio de delivery de pizzas que, para o meu espanto, deu certo de imediato. O que eu não imaginava é ter que lidar com questões relacionadas a gestão financeira deste negócio e por falta de conhecimento na época, decidi fechar o negócio, mesmo com dinheiro em caixa e talvez retomar as suas atividades quando eu entendesse mais sobre o tema.
Anos mais tarde, depois de muito conhecimento, um curso superior, conhecimentos de inglês e experiência adquirida, me associei a um outro negócio no ramo de serviços automotivos e isso durou 2 anos até fecharem as portas, mas desta vez não mais por falta de conhecimento mas sim de habilidades interpessoais.
Naquela época, sem emprego, sem negócio, apenas com o resto do dinheiro de um carro que eu havia terminado de vender para trocar num melhor antes de ter de fechar as portas do empreendimento, eu me vi em uma situação financeira muito ruim, debilitante, desgastante, humilhado, com medo, em outra cidade onde não conhecia muita gente e sem perspectiva de melhorar num curto espaço de tempo.
Foi quando eu, após uma intensa procura por empregos sem resultado melhor do que um: “você é o cara que muita empresa precisa, mas tem tanta qualificação que não vão lhe contratar porque você merece um ótimo salário e elas não estão dispostas a pagar.” foi que eu decidi aplicar os meus conhecimentos e experiência em algo que eu além de gostar de fazer, pudesse contribuir com a vida de mais pessoas em situação parecida com a minha naquela época. Nesta altura eu decidi me tornar profissional de finanças.
Isso foi logo em 2009, em plena crise financeira no mercado imobiliário americano, que impactou o restante do mundo nos mercados financeiros e foi justamente quando eu escolhi entrar, durante a tempestade.
Nessa época, eu sem dinheiro, tive que ensinar pessoas que os Investimentos em bolsa de valores davam dinheiro. Ensinei tanto que ganhei gosto por estar nos palcos como palestrante e virei professor universitário de finanças. Me desvinculei de um escritório de investimentos e já com certificações profissionais e um MBA em finanças, passei a criar a minha própria carteira de clientes de investimentos e o meu pequeno escritório em 2012.
Muitos dos clientes de investimentos que eu tinha eram empresários e começaram a perceber que os meus conhecimentos em finanças poderiam ajudá-los também na gestão das suas empresas, pediam-me consultoria financeira empresarial numa época em que eu nem sequer sabia o que era uma Consultoria.
Comecei a fazer consultoria sem nem entender o que era uma consultoria, mas o fato é que trazia resultados para os meus clientes empresários e com isso indicações de novos clientes. Vi que o meu pequeno escritório podia agora vir a ser também um escritório de Consultoria Financeira empresarial, além de atender a pessoas investidoras.
Em 2014 credenciei o meu escritório em organizações de apoio a empreendedores que me mandavam serviços, clientes novos, realidades desafiadoras o tempo inteiro, aumentando assim o faturamento do escritório e volume de trabalho ao ponto de ter que contratar pessoas, ter sócios e crescer ainda mais a minha atividade.
Ganhei destaque na mídia de rádio e televisão, ganhei menções honrosas e prêmios por ser professor destaque por onde eu passava, e em paralelo a isso tudo a minha vida pessoal também crescia, com casamento e paternidade.
Fundei outros negócios em sociedade, alguns já me desfiz outros mantive. Foram centenas de empresas e milhares de pessoas atendidas, milhões de reais (R$) geridos por mim e em 2022 migrei para Portugal com o objetivo de manter essa jornada empreendedora que promove melhorias financeiras para diversas famílias, com o meu lado mais humilde e humano que eu possa entregar, com o meu lado mais técnico e habilidoso que eu possa entregar, fazendo assim com que o meu caminho seja o mais produtivo e saudável possível para todos os que passam por ele.
Copyright ©2025 Davi Miranda
Todos os direitos reservados